fbpx

O Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais da Flacso Brasil, em parceria com a editora alemã De Gruyter, lança o livro “Raça e Racismo na América Latina e no Caribe: uma visão cruzada sobre o Brasil (Race and Racism in Latin America and the Caribbean: a crossview from Brazil, título original em inglês).

A publicação em inglês é de autoria de Rebecca Lemos Igreja (Flacso Brasil/UnB), Richard Santos (Universidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil) e Carlos Agudelo (Universidade de Paris, França)

A obra faz parte da série editorial América Latina em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Política (Latin American in Perspective: Society, Culture and Politics). As obras se baseiam no conceito de que perspectivas, experiências, estruturas teóricas e pesquisas empíricas latino-americanas podem contribuir para o debate sobre grandes problemáticas globais.

“Raça e Racismo na América Latina e no Caribe” discute a questão racial na América Latina inserindo a perspectiva do Brasil no debate regional, ao mesmo tempo em que contrasta com as perspectivas nacionais mais comuns e destaca o intercâmbio entre os mundos luso e hispano.

O volume ainda oferece um panorama dos debates históricos e contemporâneos sobre a questão racial na região; enfatiza, em especial, a herança da escravidão, a persistente subordinação da população negra junto com sua mobilização e trocas, a centralidade da luta antirracista e seus principais atores e intelectuais; o impacto das políticas multiculturais e de igualdade racial e o desenvolvimento de categorizações.

Sobre a série de publicações

A série se baseia no conceito de que perspectivas latino-americanas específicas, estruturas teóricas e pesquisas empíricas refletem o debate sobre questões globais mais amplas no contexto de tendências multidimensionais e globalizadas. Por meio de uma seleção diversificada de colaboradores, a série se concentrará em análises inter-regionais e promoverá abordagens interdisciplinares, multissituadas, empíricas e comparativas. A América Latina em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Política será um fórum para a discussão de temas atuais em torno de temas sociais, políticos e judiciais locais e regionais, explorando questões como desigualdades e justiça social. Concentrando-se em publicações com um foco empírico rigoroso, a série visa inspirar proposições teóricas mais amplas e debates informados pelas tendências internacionais atuais em metodologia e teoria.

O lançamento oficial da obra irá acontecer em dezembro. Para conhecer e ter acesso ao livro, acesse: https://bit.ly/3Vvtw1u