fbpx
O antirracismo é uma luta coletiva.

As políticas raciais no Brasil são objeto do Caderno de Pesquisa Ações Afirmativas e Burocracia Pública: vinte anos de legislação e do Mapa Georreferenciado das Ações Afirmativas, realizados pela Flacso Brasil e pela UnB.

O caderno e o mapa foram realizados no âmbito do projeto Ações Afirmativas e Burocracia Pública, desenvolvido pelo Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Flacso Brasil, em parceria com o Laboratório de Acesso à Justiça e Desigualdades (LADES) do programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. O projeto conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Saiba mais e acesse o mapa e o caderno:

Conheça também:

– O Caderno Flacso Número 18, Artes Visuais e Educação, traz “perspectivas contra-hegemônicas negras, afro-brasileiras, afrodiaspóricas, ainda consideradas periféricas e como pautas sociais transversais, mas que por nós são compreendidas e afirmadas como centrais para o debate democrático no entrecruzamento da educação, das artes e da cultura”, afirmam as organizadoras Mara Pereira e Renata Sampaio.

– O Caderno Flacso Número 19, Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades, organizado por Greyssy Kelly Araujo, tem como foco os Territórios do Norte e Nordeste do país e aprofunda, ao longo de seus nove artigos, os conhecimentos sobre as experiências de integração escola-comunidade realizadas em contextos de escolas do campo, educação quilombola, educação escolar indígena e escolas de fronteira.

– O Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA) publicou onze cadernos que promovem reflexões sobre democratização do acesso ao ensino superior e questões relacionadas a políticas públicas de ação afirmativa.

– A Coleção Estudos Afirmativos, do GEA, traz, em nove volumes, as experiências de instituições públicas na implantação das políticas de cotas no Brasil.

Essas e outras obras estão disponíveis na biblioteca da Flacso Brasil.