fbpx

No Dia Internacional das Mulheres, a Flacso Brasil reitera seu compromisso com a luta pelos direitos das meninas e mulheres, do campo e da cidade, por igualdade e justiça de gênero.

Para promover melhores condições de vida para meninas e mulheres é necessário avançar na superação das diversas situações de discriminação sofridas por elas como indivíduos e como grupo social.

Conheça alguns de nossos cursos, publicações e projetos que fazem parte deste esforço:

🔎 Cursos de Especialização da Flacso relacionados às questões de Gênero:

– Estudos sobre Violência por razões de Gênero contra Mulheres (inscrições abertas)

– Políticas do Cuidado com Perspectivas de Gênero

 Políticas Públicas y Justicia de Género 

📚 Publicações:

  • Mulheres Rurais” é o Número 17 da Série Cadernos Flacso. É organizado pela pesquisadora Mary Garcia Castro e aborda temas como reprodução social e direitos humanos, empoderamento das trabalhadoras do campo e socialização de gênero na agricultura familiar.
  • A Mulher no Ensino Superior: Distribuição e Representatividade” contribui para a discussão sobre a presença das mulheres na universidade brasileira. A pesquisa baseia-se em dados quantitativos para descrever a distribuição das estudantes e pesquisadoras nas diferentes carreiras. O estudo faz parte da publicação Cadernos GEA (Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil) (Volume 3, Número 6).
  • 👀 Fique de olho! O Número 20 da Série Cadernos Flacso “Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos” está prestes a ser lançado! A publicação conta com artigos de Mary Garcia Castro (organizadora da obra),  Miriam Abramovay, Ursula Zurita Rivera e de Lucia Helena Rincón Afonso, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita e Maria Esperança Fernandes Carneiro. Mais informações em breve, no site e nas redes sociais da Flacso Brasil.
📖 Artigo: “Trabalhadoras domésticas e a covid-19 no Brasil: Encenando resistências, apresentando cenários e desafios”, de Maria Izabel Monteiro Lourenço, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro, e Mary Garcia Castro, professora e pesquisadora (UFRJ, Flacso-Brasil).

👩 CPA: O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) é formado por 47 adolescentes e tem como objetivo acompanhar e participar dos trabalhos do Conanda, além de mobilizar e estimular a participação de crianças e adolescentes através da plataforma digital. Atualmente, 60% das integrantes do CPA são meninas, com idades entre 12 e 17 anos.

Além disso, a Flacso Brasil conta com uma equipe institucional formada majoritariamente por mulheres, que ajudam a construir essas e outras ações em busca de um mundo mais justo e igualitário.

Créditos imagem: Woman vector created by pikisuperstar – www.freepik.com