fbpx

O V Congresso Latino-americano e Caribenho de Ciências Sociais terá como tema “Democracia, Justiça e Igualdade” e será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 em Montevidéu, Uruguai.

O V Congresso Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais tem como objetivo promover um espaço de encontro acadêmico para discutir os principais temas relacionados às Ciências Sociais no plano internacional, bem como analisar as diversas questões que afetam nossos países.

A Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, por meio de seu Conselho Superior, de sua Secretaria Geral, do programa Uruguai e das unidades acadêmicas da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e República Dominicana, convida a comunidade acadêmica internacional do campo das Ciências Sociais e aqueles(as) com experiência em políticas públicas a participar do congresso.

Objetivos

  • Abordar as principais questões em torno da democracia, igualdade e justiça na América Latina e no Caribe.
  • Construir um espaço privilegiado de encontro, troca e análise entre personalidades do campo acadêmico, estudantes, representantes governamentais e participantes dos movimentos políticos e sociais.

Eixos temáticos

  1. Governo, desigualdade, exclusão, múltiplas discriminações e sistemas de opressão.
  2. Estado de direito e direitos humanos. Democracia, justiça, instituições, processos políticos, governabilidade e movimentos sociais.
  3. Relações internacionais, integração e segurança.
  4. Educação, inovação, ciência e tecnologia.
  5. Infância, adolescência e juventudes.
  6. Mudança climática, riscos, sustentabilidade e meio ambiente.
  7. Comunicação, cidadania e poder.
  8. Economia e desenvolvimento inclusivo.
  9. Migrações, refúgio e mobilidade humana.
  10. Estado, governo e políticas públicas.

Cada eixo temático é coordenado por um Comitê Científico, integrado por pesquisadores e pesquisadoras do Sistema Flacso, responsável pela avaliação e aprovação de propostas, pela organização das mesas temáticas, bem como outras atividades relacionadas com o desenvolvimento do congresso.

Consulte aqui as datas para inscrições e envio de propostas.

Mais informações: http://flacso2022.uy/