fbpx

O colóquio Juventudes, educação e violências: articulações e controvérsias, organizado pela Flacso Brasil, irá discutir os resultados do curso “Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social”, promovido pela Flacso em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro será realizado no dia 7 de outubro, das 19h às 20h30, e será transmitido ao vivo pelo canal da Flacso no Youtube.
O colóquio marca o lançamento do livro Juventudes, educação e violências: articulações e controvérsias, resultado de aprofundamento do tema no referido curso, e reunirá autores e organizadores da obra para debater o assunto. Será emitido certificado de presença para os participantes que desejarem, mediante cadastro no momento do evento. 
O livro aborda diferentes aspectos dos contextos escolares brasileiros pensados a partir das potencialidades da escola enquanto instituição socializadora entrelaçadas às diversidades características das juventudes no Brasil. A obra reúne artigos que abordam a relação entre a convivência nas escolas e as expressões de violências que acontecem nesse espaço. O objetivo é pensar como o clima escolar influencia nas expressões das violências nos espaços escolares e como essas dinâmicas permeiam outros espaços fora da escola, como a internet. 
A coletânea de artigos científicos produzidos é o saldo de uma diversidade de experiências e histórias, através de revisões bibliográficas e pesquisas, culminando em proposições de inovação e atualização dos métodos de ensino, na abrangência do espaço escolar e de seus objetivos de inclusão, na participação do jovem no ensino, e na violência escolar e seus impactos. São apresentados diferentes trabalhos com uma abordagem sobre o autoconhecimento na fase da juventude; a problematização dos papéis negligenciados da escola na formação dos educandos; bem como a adequação do ensino a questões estruturais da sociedade brasileira como racismo e desigualdade com a consequente relevância no desenvolvimento do senso crítico, na participação e na extensão da noção de cidadania.


Data: 07 de outubro de 2021
Horário: 19h às 20h30 (horário de Brasília)
Transmissão: www.youtube.com/flacsobrasil
Acesse o livro aqui
 

*Será  emitido certificado de ouvinte para aqueles que se cadastrarem. Um formulário será disponibilizado no momento do evento.