fbpx

Instituto está oferecendo mais de 2 mil vagas em diversas cidades mineiras. Também há oportunidades para cursos técnicos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) abriu nesta terça-feira, 1º de outubro, o período de inscrição no Vestibular 2020/1 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prazo vai até o dia 30 de outubro e a taxa é de R$ 60.

Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até o dia 11 de outubro para fazer o pedido. O IFMG concede o benefício aos candidatos que se encaixam nos seguintes critérios:

  • Ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ter cursado o ensino fundamental ou médio, conforme o caso, completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Vestibular 2020/1

Os candidatos aos cursos de graduação do IFMG podem escolher as notas do Enem de uma das edições entre 2017 até 2019 e não podem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.

Vagas e Resultado

O IFMG está oferecendo 2.077 vagas em seu processo seletivo para cursos de graduação. As oportunidades são para o ingresso no primeiro semestre de 2020 e estão distribuídas nos 18 campi do instituto, localizados nas seguintes regiões: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

Das vagas 50% são destinadas à reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, baixa renda, autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e candidatos com deficiência.

O resultado final do processo seletivo ainda não tem data definida para divulgação. O IFMG vai divulgar os aprovados após a publicação do resultado do Enem 2019.

Cursos Técnicos

O IFMG também está oferecendo vagas para os cursos técnicos. O período de inscrição e isenção é o mesmo do vestibular para os cursos de graduação e as provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro. As oportunidades são para cerca de 2 mil vagas em cursos nas modalidades Integrado e Subsequente. O resultado será informado no dia 20 de dezembro.