fbpx

Responsáveis pedagógicos terão até 4 de outubro para a realização dos cadastros, gratuitamente.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2019. O prazo para cadastro segue até 4 de outubro.

Os participantes serão inscritos no Enem PPL 2019 pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e deve ser feito somente pela internet.

Como é a inscrição do Enem PPL?

  • O responsável pedagógico deve acessar o site sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais, tendo em mãos o CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante.
  • Preenchidos os dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado.
  • Posteriormente, o responsável pedagógico deverá marcar a opção da prova de Língua Estrangeira (que faz parte de Linguagens e Códigos) – Inglês ou Espanhol.
  • Em seguida, é necessário informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2019.

Qualquer alteração dos dados cadastrados poderá ser feita até às 23h59 do dia 4 de outubro, mudança a ser realizada somente pelo responsável pedagógico.

O responsável pedagógico deve guardar a senha de acesso ao sistema do Inep e o número de inscrição de cada participante no Enem PPL 2019.

Provas

O Enem PPL tem o mesmo formato do Enem Regular, ou seja, 180 questões totais (45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática) e uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis.

O Enem PPL 2019 será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada para o exame.

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Após se acomodarem, os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h.

O segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o dia 16 de dezembro.

Resultado

O Inep ainda não divulgou a data de publicação do resultado do Enem PPL 2019. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020.