fbpx

Estudantes que comprovaram necessidade poderão utilizar recursos especiais e tempo adicional nos dias de prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou neste ano novos recursos de acessibilidade para os participantes que necessitam de atendimento especializado durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Com isso, dos mais de 5 milhões de inscritos, 50 mil pessoas solicitaram esse tipo de atendimento. A novidade foi para a possibilidade dos participantes que utilizam aparelho auditivo ou implante coclear apontarem a necessidade durante a inscrição. Ao todo 1.846 pessoas indicaram o uso dos aparelhos.

Os candidatos surdos já fazem o Enem por meio de videoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde 2017. As provas são realizadas em notebooks e os estudantes têm um tempo adicional de 120 minutos em cada um dos dias.

Recursos oferecidos

Os participantes que comprovam a necessidade de recursos para fazer as provas podem utilizar salas de acesso mais fácil, mesa para cadeiras de rodas, prova impressa em braile ou em formato ampliado para quem tem condições especiais de visão, além de tempo adicional de 60 minutos para alguns casos.

Existe também a possibilidade, para os participantes que apresentaram documentação comprobatória e tiveram a solicitação aceita, de utilizarem materiais próprios como máquina de escrita em braile, lupa e outros objetos.

Atendimento Específico

Também é oferecido aos participantes a opção do atendimento específico, este é voltando às grávidas e lactantes, pessoas idosas e estudantes em classe hospitalar, cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar. Nesta categoria o Enem recebeu 8 mil solicitações e, até o momento, foram confirmadas cerca de 5 mil.

Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.728 municípios brasileiros. A previsão é que no próximo mês o Inep divulgue os cartões de confirmação com locais de prova.

Nos dois dias de prova os participantes vão ter que responder 180 questões e produzir uma redação. A aplicação das provas terá 5h30 no primeiro domingo, com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) além da redação.

Já no segundo dia os participantes terão 5h para responder 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Para mais informações acesse a página Enem 2019 do Brasil Escola ou consulte o edital.