fbpx

Provas objetivas da universidade serão aplicadas em 15 de setembro, das 9h às 13h.


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou o Cartão de Confirmação de Inscrição do 2º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2020 nesta quinta-feira, 29 de agosto. As provas objetivas desta edição serão aplicadas em 15 de setembro.
O Cartão de Confirmação de Inscrição traz o endereço completo dos locais de provas do 2º Exame de Qualificação. É preciso conferir se os dados pessoais inscritos no cartão e a língua estrangeira estão corretos.
Os candidatos terão que levar do Cartão de Confirmação de Inscrição impresso no dia das provas. Além disso, os vestibulandos terão que estar com documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).

Provas

O 2º Exame de Qualificação será realizado em 15 de setembro, das 9h às 13h. As provas serão compostas por questões objetivas sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os candidatos devem ler a obra “Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, para a realização da prova de Linguagens do 2º EQ.

Resultado

O resultado do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2020 é esperado para 20 de de setembro. Poderão participar do Exame Discursivo (ED), etapa posterior ao EQ, somente os candidatos que tiverem 40% de acertos nas provas objetivas.
Quanto maior o aproveitamento no Exame de Qualificação, maior o bônus para o Exame Discursivo:
 (maior que 70%): 20 pontos
B – (maior que 60% e igual a ou menor que 70%): 15 pontos
C – (maior que 50% e igual a ou menor que 60%): 10 pontos
D – (maior que 40% e igual a ou menor que 50%): 5 pontos
E – (igual a ou menor que 40%): reprovado para o exame discursivo

Exame Discursivo

A previsão é de que o Exame Discursivo (ED) seja realizado em 1º de dezembro, mas as datas de inscrições ainda não foram informadas pela UERJ. Os aprovados no 1º EQ, provas objetivas anteriores ao 2º Exame de Qualificação, também estarão aptos para as provas discursivas.
Somente no período de inscrições do Exame Discursivo é que o candidato faz a escolha pelo curso que deseja e a modalidade de concorrência (cotas ou sistema universal/ampla concorrência).
Será cobrada a leitura das seguintes obras para o Exame Discursivo:
Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto: Língua Portuguesa e Literaturas
Vidas Secas, Graciliano Ramos: Redação