fbpx

Candidatos podem se inscrever até às 23h59 do próximo domingo, 3 de fevereiro. São oferecidas mais de 243 mil bolsas.

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 abriu inscrições nesta quinta-feira, 31 de janeiro, para quem fez o Enem 2018. Os candidatos podem se inscrever até às 23h59 do próximo domingo, 3 de fevereiro. O ProUni oferece 243.888 bolsas de estudo, sendo 116.813 integrais (100%) e 127.075 parciais (50%).

As inscrições do ProUni estavam previstas para o período entre 29 de janeiro e 1º fevereiro, mas o cronograma sofreu mudanças e o início foi adiado para hoje (31) por conta da prorrogação nas inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os candidatos que desejassem participar das seleções.

Quem pode participar?

O ProUni 2019/1 é exclusivo para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Além da pontuação do Enem 2018, os candidatos precisam se encaixar em um dos critérios abaixo:

=> Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
=> Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
=> Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
=> Ser pessoa com deficiência;
=> Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Os candidatos precisam, ainda, atender aos critérios de renda para escolher a modalidade da bolsa de estudos do ProUni 2019/1:

  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa: bolsa integral (100%)
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa: bolsa parcial (50%)

Como se inscrever no ProUni 2019/1

A inscrição é feita no site oficial do ProUni, gratuitamente, mediante login com número de inscrição no Enem 2018 e senha. O candidato poderá escolher até duas opções de curso/instituição/turno da bolsa de estudos. A nota mínima para continuar na disputa pela oportunidade muda conforme a adesão dos candidatos, sendo o ponto de corte divulgado diariamente.

Resultado do ProUni

A primeira chamada do ProUni está prevista para 6 de fevereiro, a qual sairá no site oficial do programa. Os pré-selecionados terão que procurar as instituições de ensino com a documentação comprobatória para a confirmação das informações prestadas na inscrição e para que a matrícula seja feita, etapa prevista para o período entre 6 a 14 de fevereiro.

O ProUni terá uma segunda chamada regular divulgada no site oficial em 20 de fevereiro. A confirmação das informações será até o dia 27 seguinte.

Os candidatos que não forem convocações nas chamadas regulares terão a oportunidade de manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A relação dos interessados nas bolsas remanescentes estará disponível no dia 11 seguinte.

Mais informações no site do MEC.