fbpx

Além da atualização feita diariamente meia-noite, o MEC anunciou que pontuação contará com novos balanços.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 serão divulgadas em quatro novos horários, além da tradicional atualização da meia-noite. Os candidatos poderão acessar a pontuação às 7h, 12h, 17h30 e 20h.

De acordo com o MEC, os novos quatro horários terão as atualizações da nota de corte até a próxima sexta-feira, 25 de janeiro. Já o balanço divulgado meia-noite só estará disponível até o dia 24. A decisão de intensificar a divulgação é algo que foge a regra do SiSU, pois o edital previa somente uma atualização por dia.

Problemas no site do SiSU

Desde a última terça-feira (22), estudantes relataram nas redes sociais problemas para fazer a inscrição no SiSU. De acordo com o MEC, a dificuldade de acesso foi por conta da quantidade de acessos simultâneos, mas que a instabilidade já tinha sido solucionada. Como recomendação, o órgão pediu aos candidatos que atualizem a página inicial antes de preencher os dados.

Mesmo com a divulgação da nota nas redes sociais, participantes continuaram relatando problemas no preenchimento dos dados ou dificuldade até mesmo para acessar o site do SiSU, o que invializaria a dica que o MEC deu sobre “atualizar a página”.

O SiSU 2019/1

O SiSU 2019 recebe inscrições até às 23h59 da próxima sexta-feira (25), gratuitamente. A participação é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirou nota acima de zero na redação. A oferta é de mais de 235 mil vagas gratuitas, sendo que as instituições federais reservam metade de suas oportunidades para cotistas e as demais determinam a quantidade voltada para cotas.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, para que possam concorrer. É necessário, ainda, informar a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das cotas disponíveis).

O resultado do SiSU 2019/1 será publicado em 28 de janeiro e as matrículas vão dos dias 30 seguinte até 4 de fevereiro. Quem não for convocado em nenhuma das opções de cursos poderá participar da lista de espera, manifestação que vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. As instituições de ensino terão acesso aos nomes dos candidatos e farão as chamadas em seus próprios sites.

Mais informações no site do SiSU.