fbpx

Revisão da pontuação poderá ser solicitada até esta quarta-feira, 19 de dezembro.

A Fundação Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Cederj) publicou nesta terça-feira, 18 de dezembro, as notas da redação do Vestibular 2019/1 para seus candidatos.

Os candidatos poderão solicitar a revisão das notas da redação até amanhã, 19 de dezembro, pelo site do Vestibular do Cederj. A pontuação da prova objetiva já tinha sido divulgada no último dia 12 e não houve possibilidade de recursos para esta etapa.

O resultado final do Vestibular do Cederj será publicado em 15 de janeiro de 2019, sendo as matrículas para os dias 17 e 18 seguintes, das 10h às 19h. Três reclassificação são esperadas para 21, 24 e 28 do mesmo mês.

O Cederj registrou 28.399 inscritos no Vestibular 2019/1. As provas foram aplicadas em 1º de dezembro, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, as quais foram compostas por 60 questões objetivas de disciplinas do ensino médio e uma redação.

Enem

O Cederj também teve a seleção pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O resultado já foi liberado, mas os aprovados só serão matriculados em 17 e 18 de janeiro de 2019.

Vagas

O Cederj ofereceu 7.684 vagas em 16 cursos de graduação a distância, sendo 30% para ingresso pelo Enem 2017.

As vagas do Vestibular 2019/1 do Cederj são para os cursos do Cefet e das universidades UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Ações Afirmativas e Cotas

O Cederj conta com vagas destinadas para as Ações Afirmativas e Cotas, além das oportunidades para professores da rede pública de ensino. Confira qual o critério para cada categoria:

=> Sistema de Cotas

Categoria regida pela Lei Estadual nº 5.346/2008, o Sistema de Cotas destinou-se aos seguintes candidatos:

  • Candidatos de escolas públicas
  • Negros e indígenas
  • Pessoa com deficiência (PcD)
  • Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço
  • Estão inclusas no Sistema de Cotas as vagas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual no Norte Fluminense (UENF).

=> Ações Afirmativas

As Ações Afirmativas foram destinadas para candidatos que fizeram o Enem 2017 (exceto para a UFRJ) e que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública. As oportunidades se dividiram em:

  • Negros, pardos ou indígenas
  • Pessoa com Deficiência (PcD)
  • Renda de até 1,5 salário mínimo

Esta categoria inclui todos os cursos e instituições conveniadas ao Vestibular do Cederj (Cefet e na UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF).

=> Professores da Rede Pública

Os professores da Rede Pública contam com um percentual de vagas exclusivo. Para isso, tiveram que apresentar contracheques para comprovar o exercício da profissão.

Mais informações no site do Cederj.