fbpx

Candidatos poderão participar da manifestação de interesse por bolsa remanescente até amanhã (31).

O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (30) o período para inscrições da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/2. Os interessados terão até às 23h59 da próxima terça-feira (31) para a manifestação de interesse por bolsas remanescentes.

Lista de espera do ProUni 2018/2

A lista de espera é destinada aos candidatos que já tinham feito suas inscrições no ProUni e não ficaram como as vagas nas duas chamadas regulares da edição do segundo semestre de 2018. Além de ter média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e nota acima de zero na redação, os candidatos precisam estar em uma das seguines situações:

=> Ser de escola pública ou bolsista integral em colégio particular, exceto nos casos dos professores e das Pessoas com Deficiência (PcD)

=> Comprovar renda, com exceção dos professores da rede pública.

Quem tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa pode concorrer às bolsas integrais (totalmente gratuitas). Participantes com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa contam com a oportunidade de se inscrever para as bolsas de 50%.

Como é a Lista de Espera?

A Lista de Espera se divide em primeira e segunda opções de curso. Confira!

  • A participação da lista de espera para a primeira opção de curso é voltada para:

=> Quem não foi pré-selecionado nas chamadas regulares do ProUni;
=> Quem foi pré-selecionado na segunda opção de curso e reprovado pela não formação de turma.

  • A participação da lista de espera para a segunda opção de curso é destinada para:

=> Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, caso não tenha havido formação de turma na primeira opção de curso;
=> Participantes que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, caso não tenha havido oferta de bolsas na primeira opção de curso;
=> Quem foi pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado pela não formação de turma.

Quando sairá o resultado?

O MEC disponibilizará o resultado da lista de espera em 2 de agosto, caso não haja mudança no cronograma do ProUni.

Os candidatos que forem selecionados terão que comparecer às instituições de ensino entre os dias 3 e 6 de agosto para a confirmação das informações dadas no momento da inscrição.

Como foi o ProUni 2018?

O ProUni 2018/2 teve oferta de 174.289 bolsas, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais. As oportunidades foram para 1.460 instituições de ensino superior.

Da oferta do ProUni, houve um percentual destinado aos cotistas pretos, pardos ou indígenas, independente da renda.

Mais informações no site do ProUni.