fbpx

Documento apresenta todas as informações sobre o exame, como cronograma, inscrições e provas

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 21 de março, no Diário Oficial da União, o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Às 11h, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, concederão uma entrevista coletiva sobre o Enem 2018.

No documento, os estudantes têm acesso às principais informações sobre o Enem 2018, como cronograma, inscrições e isenção de taxa, composição das provas, regras e divulgação dos resultados.

  • Pedidos de isenção de taxa e justificativa de ausência – 2 a 11 de abril
  • Inscrições – 7 a 18 de maio
  • Local de prova – Outubro
  • Provas – 4 e 11 de novembro
  • Resultado – Janeiro de 2019

As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas de 7 a 18 de maio. O valor da taxa foi mantido em R$ 82 e poderá ser pago até o dia 23 de maio, em qualquer agência bancária, lotéricas e agências dos Correios.

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas vão ganhar isenção de taxa do Enem 2018. A gratuidade também será concedida a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei nº 12.799.

Novidades Enem 2018

Pela primeira vez, os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos antes das inscrições. O prazo para justificativa será entre os dias 2 e 11 de abril.

Além disso, quem conseguiu isenção da taxa do último Enem e faltou às provas terá que justificar a ausência para ganhar novamente a isenção no exame deste ano. Cerca de 1,5 milhão de estudantes estão nessa situação.

Outra novidade é em relação ao tempo de prova do segundo dia. A partir do Enem 2018 os participantes terão 30 minutos a mais para responder as questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, passando de 4h30 para 5h.

Os estudantes que tiverem problema em seu local de prova poderão solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de prova, 11 de novembro. O pedido deverá ser feito pela internet e será analisado, individualmente, pela Comissão de Demandas.

Em relação à segurança, o Edital do Enem 2018 prevê que o aplicador de prova possa revistar artigos religiosos, como burca e quipá.

Provas

Em outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que informa o local da prova do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos.

1º dia do Enem 2018 (4 de novembro): Redação; 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia do Enem 2018 (5 de novembro): 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília, e as provas começam às 13h30. A duração será de 5h30 no primeiro dia e, agora, 5h no segundo dia.

Por que fazer o Enem 2018?

Com as notas em mãos, os estudantes poderão usar as notas do Enem 2018 para participar de programas do Governo Federal, como o SiSU, o ProUni e o Fies e ingressar em várias instituições de ensino, inclusive de Portugal.