fbpx

Professora emérita do Instituto de Psicologia, Ecléa criou o Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, que hoje atende cerca de 9 mil pessoas com mais de 60 anos; USP decretou três dias de luto.

 A professora Ecléa Bosi, idealizadora do programa Universidade Aberta para a Terceira Idade da USP, morreu na madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A professora Ecléa Bosi, idealizadora do programa Universidade Aberta para a Terceira Idade da USP, morreu na madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Morreu na madrugada desta segunda-feira (10) a professora Ecléa Bosi, idealizadora do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo. A informada foi confirmada na manhã desta segunda-feira pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

De acordo com a assessoria de imprensa da Reitoria, a universidade decretou três dias de luto oficial.

Professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Ecléa dedicou sua carreira acadêmica à psicologia social. De acordo com o Jornal da USP, ela recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por sua dedicação ao estudo sobre memória e sociedade, como o Prêmio Internacional Ars Latina e a láurea Loba Romana, que, segundo a USP, é “entregue a italianos e descendentes que se destacaram pela atuação social, econômica e cultural e contribuíram para o estreitamento das relações entre Brasil e Itália”.

Em 2011, ainda de acordo com a USP, a professora Ecléa Bosi recebeu o Prêmio Averroes pelo seu trabalho frente à Universidade Aberta à Terceira Idade, no qual ela atuou durante mais de 20 anos. Ecléa era casada com Alfredo Bosi, professor titular aposentado do curso de letras da USP, na área de literatura brasileira.

Inclusão da terceira idade

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) foi criado em 1994 pela Universidade de São Paulo. De acordo com a própria USP, a professora Ecléa Bosi foi a “criadora e entusiasta da iniciativa”, que completou 23 anos em março e já teve 45 edições diferentes. Ecléa coordenou o programa até o fim de 2016.

O objetivo do Uati é oferecer vagas em disciplinas de graduação de toda a universidade, e em atividades complementares, como seminários, palestras e excursões, a pessoas com mais de 60 anos que não tenham vínculo com a USP.

Em março deste ano, Ecléa resumiu o programa em um vídeo realizado pelo programa. “Esses alunos jovens da graduação vão conhecer esses velhos que podem ser pedreiros, domésticas, enfim, muitos trabalhadores manuais. E que vão se sentar ao lado deles não como servidores, mas como companheiros de aprendizado.”

Essas pessoas não ingressam na USP pelo vestibular e não seguem todo o percurso didático de um aluno de graduação. Porém, eles podem se inscrever para cursar disciplinas na mesma turma que os demais estudantes.

Em março, Ecléa afirmou que o programa da USP difere de outras iniciativas de inclusão de idosos em universidades de outras partes do mundo porque as turmas para este público não ficam isoladas dos demais estudantes. “A nossa [iniciativa] é um tanto pioneira nisso, porque coloca o idoso junto com a classe, fazendo os mesmos trabalhos, os mesmos seminários, provas, tudo, como um aluno comum”, afirmou ela na época.

“Eu acho que a sociedade ainda não compreendeu a importância do idoso, viu? Nós na psicologia social estudamos o preconceito, e não há um preconceito mais cruel do que aquele que incide sobre uma característica biológica da pessoa.”
(Ecléa Bosi, em entrevista em março de 2017)

No segundo semestre de 2017, o programa Universidade Aberta para a Terceira Idade da USP oferece 4.300 vagas em disciplinas regulars de graduação, e vagas em 483 atividades complementares de diversas áreas, como jornalismo esportivo, educação, meio ambiente e empreendedorismo. As inscrições para a maior parte dos cursos começam em 25 de julho. Veja como se inscrever