fbpx

Crise financeira vivida pela universidade desde 2015 pode ter afastado os vestibulandos.


O Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) informou que 37.393 estudantes se inscreveram para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018. É a menor quantidade de inscritos em exames de qualificação da história da UERJ.
No ano passado, 80 mil estudantes fizeram a inscrição no 1º Exame de Qualificação, mais que o dobro desse ano. O recorde de inscritos é do 1º Exame do Vestibular 2016, quando 92.829 pessoas se inscreveram.

Inscritos no 1º Exame de Qualificação dos últimos seis vestibulares da UERJ.

Crise na UERJ

A queda drástica no número de inscritos pode ser resultado da crise financeira vivida pela UERJ, deixando os vestibulandos com receio de ingressar na universidade. Em comunicado divulgado na semana passada, o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, afirmou que “há pelo menos dois anos, muita coisa no Estado do Rio de Janeiro não está normal”.
As aulas do segundo semestre de 2016 da UERJ começaram apenas no dia 10 de abril desse ano, após a universidade regularizar “condições mínimas indispensáveis de manutenção”, como limpeza, segurança e reparo de elevadores. No comunicado, o reitor listou sete problemas enfrentados pela UERJ:
1) A empresa responsável pela limpeza no Campus Maracanã e em 13 unidades externas, contratada por licitação pública em agosto de 2016, recebeu somente uma fatura relativa a fevereiro de 2017.
2) O restaurante universitário está fechado. A empresa contratada rescindiu o contrato por falta de pagamento.
3) A empresa que ganhou a licitação para a contratação de motoristas não quis assinar o contrato com a universidade.
4) Os servidores técnico-administrativos encontram-se em greve.
5) O Hospital Universitário Pedro Ernesto está funcionando com cerca de 200 dos 512 leitos que possui.
6) O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e algumas outras unidades externas não vêm funcionando em sua plenitude.
7) Os salários e o pagamento das bolsas estão atrasados desde abril, e o décimo terceiro salário de 2016 não foi pago.

Vestibular 2018

As inscrições para o 1º Exame de Qualificação 2018 da UERJ terminaram no dia 18 de junho. As provas serão realizadas no dia 16 de julho. As inscrições para o 2º Exame de Qualificação serão realizadas entre os dias 21 de julho e 7 de agosto.
A UERJ adotou algumas mudanças para o Vestibular 2018, entre elas a elaboração de questões interdisciplinares para o exame de qualificação. Outras novidades são a criação da prova específica de Língua Portuguesa e Literaturas, retorno das obras literárias obrigatórias e a separação da prova de Língua Portuguesa Instrumental da prova de Redação.