fbpx
Candidatos (as) poderão fazer o pedido a partir das 10h. Prazo se encerra em 4 de junho.

Candidatos (as) poderão fazer o pedido a partir das 10h. Prazo se encerra em 4 de junho.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 recebe a partir das 10h desta segunda-feira, 29 de maio, os pedidos de atendimento pelo nome social. Transexuais e Travestis terão até o dia 4 de julho para realizar a solicitação e anexar a documentação.

Acompanhe sua inscrição no Enem 2017

O (a) candidato (a) precisa acessar a Página do Participante, assinar o formulário disponível, digitalizá-lo e anexar ao site.

Além do formulário, é necessário anexar uma foto 3×4 nítida e a cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto.

Caso a solicitação do uso do nome social no Enem 2017 seja indeferida, o Inep enviará um e-mail informando que é preciso apresentar um novo documento comprobatório.

Enem 2017

O Enem 2017 obteve muitas reclamações referentes às isenções negadas para candidatos que atendiam os critérios de baixa renda, conforme a Lei 12.799/2013 e o Decreto 6.135/2007.

Em um acordo com o Ministério Público Federal, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu o prazo para quem candidatos que tinham direito a isenção e não conseguiram o benefício, desde que não tenham feito o pagamento da taxa de R$ 82, possam enviar a documentação socioeconômica e de escolaridade para que a possibilidade de concessão da gratuidade seja avaliada. O envio será aceito até às 12h de 25 de junho.

Na última semana, a Comissão de Educação do Senado solicitou a reabertura das inscrições do Enem 2017, alegando que estudantes foram prejudicados com o sistema e critérios adotados para a concessão da isenção da taxa, o que dificultou a participação de muitos.

Provas

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O primeiro dia será constituído de 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação. Já o segundo trará mais 90 perguntas sobre Matemática e Ciências da Natureza.

Resultado

O resultado do Enem 2017 será publicado em 19 de janeiro. A pontuação é necessária para ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); para a obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servir como forma de entrada para algumas instituições de Portugal.