fbpx

Universidades têm regras próprias para efetuar matrícula de estudantes.
Veja como proceder para se matricular em cada escola de ensino superior.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgaram editais de matrícula pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As escolas de ensino superior utilizam regras próprias para as matrículas, e a aprovação depende da nota do candidato do Enem e da concorrência em cada curso.

Universidade Federal do Ceará (Foto: Agência Diário)

Universidade Federal do Ceará (Foto: Agência Diário)

Na UFC, o candidato precisa conferir o Calendário de Solicitação de Matrícula para saber dia, horário e local definidos para o curso do aprovado, ocasião em que o candidato deverá apresentar a documentação básica para a matrícula. Se cotista, precisará entregar também a documentação comprobatória de sua modalidade de cota.

Os candidatos que não foram selecionados para  sua primeira opção de curso poderão participar da Lista de Espera até 10 de fevereiro. Para isso, é preciso acessar o boletim no site do Sisu (MEC) e manifestar o interesse. Confira a lista de aprovados na UFC. e a documentação necessária.

Uece, Universidade Estadual do Ceará (Foto: Agência Diário)

Uece, Universidade Estadual do Ceará (Foto: Agência Diário)

Os selecionados na Chamada Regular da UECE deverão realizar a solicitação de matrícula, presencialmente nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, no Auditório Central, campus Itaperi, para os cursos ofertados em Fortaleza e no Controle Acadêmico dos campi das unidades acadêmicas no interior do Estado onde se localiza o curso para o qual o candidato foi selecionado. A universidade divulgará no dia 14 de fevereiro a lista dos alunos matriculados na Fase 1.

Para participar da Fila de Espera, também é preciso manifestar interesse no site do MEC. O edtial está disponível no site da UECE. O processo de matrícula será composto por quatro Fases: Fase 1 – Chamada Regular; Fase 2 – Lista de Espera Classificados; Fase 3 – 1ª Lista de Espera Classificáveis; Fase 4 – 2ª Lista de Espera Classificáveis.

IFCE (Foto: Divulgação)

IFCE (Foto: Divulgação)

A instituição está na fase de chamadas regulares do processo seletivo SiSU e da chamada da lista de espera. Nos dias 3, 6 e 7, das 8h às 12h e das 14h às 17h, o candidato deverá comparecer pessoalmente ao campus onde pleiteou vaga. Se for menor de 18 anos, o candidato deverá estar acompanhado de seu responsável legal.

A documentação exigida no ato da pré-matrícula, comum a todos os candidatos, é a seguinte (cópias nítidas e acompanhadas dos originais): Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, fica de matrícula preenchida, certificado de quitação com o serviço militar (se do sexo masculino e maior de 18 anos), título de eleitor com comprovante de votação da última eleição (se maior de 18 anos), histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4 recentes e iguais. Confira o edital da selação.

Prédio da Unilab, em Redenção (Foto: Divulgação)

Prédio da Unilab, em Redenção (Foto: Divulgação)

Até 10 de fevereiro, os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, poderão participar da Lista de Espera com inscrição diretamente na página do Sisu 2017.1. A participação nessa lista está restrita à primeira opção de vaga do candidato. Confira o edital com os procedimentos de matrícula.

A publicação do Edital de Lista de Espera de 2017.1 (Bahia e Ceará) será disponibilizada a partir do dia 20 de fevereiro. O início das aulas acontecerá no início de abril. Confira o resultado dos aprovados.