fbpx

Estudantes das unidades na Serra do Rio darão início ao semestre 2016.1.
Não há previsão para que cronograma seja totalmente normalizado.

Após quase cinco meses de greve dos profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), os alunos de Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vão voltar a estudar. As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (29) em Friburgo, enquanto em Petrópolis haverá reunião com os estudantes às 10h, com previsão de retorno à sala de aula nesta terça-feira. A paralisação começou no dia 4 de março de 2016.

O diretor do campi de Friburgo, Ricardo Barros, destacou que os alunos estão voltando aos poucos. Ele explicou que o semestre 2016.1 começou nesta segunda-feira (29), já que o ano letivo não foi iniciado dentro do cronograma previsto, e termina em dezembro.

Segundo ele, os 100 dias letivos previstos em lei serão cumpridos, mas haverá atraso até que o cronograma seja normalizado.

“Entraremos em recesso de Natal com 15 dias de férias para os professores e retomaremos em janeiro com o semestre 2016.2. Demoraremos alguns anos até conseguirmos voltar com o cronograma normal, com aulas a partir de março e agosto”, explicou Ricardo.

A unidade de Petrópolis possui uma turma com 50 alunos do curso de arquitetura. Dez professores trabalham no local. Já em Friburgo, são 640 alunos, em média, dos cursos de engenharia mecânica e engenharia da computação.

Professores e funcionários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram entrar em greve no mês de março para reivindicar reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. O fim do movimento foi anunciado no dia 23 de agosto em assembleia. Uma lista de ações para os próximos meses, que incluem novas assembleias, reuniões e elaboração de propostas de rejuste salarial anual foi elaborada.