fbpx

‘Nesses 30 dias em que estarei como governador, polícia não entra’, disse.
Profissionais de educação protestam contra mudanças na Rioprevidência

Escola ocupada por alunos da rede estadual de educação (Foto: Agência Brasil)

Escola ocupada por alunos da rede estadual de educação (Foto: Agência Brasil)

“Nesses 30 dias em que estarei como governador, polícia não entra em escola”, prometeu  Francisco Dornelles, que ocupa o cargo enquanto Luiz Fernando Pezão está licenciado para tratar um câncer. A declaração sobre as ocupações de estudantes em escolas foi dada nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), quando o governador em exercício se reuniu com membros do colégio de líderes da Casa.

A declaração de Dornelles sobrepõe o que o secretário estadual de Educação, Antonio Vieira Neto, anunciou em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (28). Neto afirmou que entraria com ação judicial para reintegrar a posse do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A unidade está ocupada desde a segunda-feira (21) por cerca de 20 alunos.

 Na última quarta-feira (23), uma reunião na tarde entre o secretário estadual de Educação, Antonio Neto, e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), terminou sem que houvesse consenso entre as partes. Os estudantes seguiam ocupando o prédio da escola até esta terça-feira (29).

Enquanto os parlamentares se reuniam com o governador em exercício, profissionais de educação protestavam do lado de fora da Alerj. No início da tarde, houve confusão e seguranças da Casa chegaram a fazer uso de spray de pimenta para tentar dispersar os manifestantes. Ao fim da reunião, enquanto Dornelles deixava a Alerj por uma porta, o protesto continuava, por volta de 15h.

Dornelles (sentado à direita) reunido com parlamentares na Alerj (Foto: Divulgação Governo do Estado)

Dornelles (sentado à direita) reunido com parlamentares na Alerj (Foto: Divulgação Governo do Estado)