fbpx

Inscrição para financiamento termina às 23h59 de sexta-feira (29).
MEC divulga parciais das notas de corte para candidato traçar estratégia.

Do G1, em São Paulo

Participação no Fies está condicionada a critérios de nota no Enem e renda. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Participação no Fies está condicionada a critérios de nota no Enem e renda. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Disputar uma vaga para financiamento com juros subsidiados pelo governo federal para cursar de medicina exige, ao menos, notas entre 662,24 e 788,42 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.
As duas pontuações refletia os extremos provisórios no processo de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) na manhã desta quinta-feira (28). A seleção está aberta até 23h59 de sexta-feira (29). Até o fechamento do processo, o Ministério da Educação (MEC) divulga balanços parciais da procura pelos cursos e as notas de corte provisórias de acordo com a procura por cada curso.

A nota de corte provisória mais alta é para o curso da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com apenas uma vaga disponível no processo de seleção, a nota de corte até a atualização desta quinta-feira (28) do sistema apontava 788,42 pontos.
No outro extremo da tabela aparecia a disputa por uma das 18 vagas oferecidas em Goiás pelo Centro Universitário de Mineiros. Segundo o MEC, a menor nota entre os 18 virtualmente selecionados era de 662,24 pontos.

Essas pontuações seguem processo semelhante ao do Sisu, quando o MEC divulgava uma atualização diária para ajudar que os candidatos definissem suas estratégias. Entretando, na sexta, só está prevista mais uma atualização e os candidatos, assim como é tradicional nos sistemas do MEC, não terão como acompanhar a oscilação da concorrência.

Na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, a disputa mais acirrada por uma vaga em medicina ocorreu na UFRJ: a nota mínima para conseguir uma vaga na modalidade ampla concorrência foi de 824,74 pontos.

Total de contratos e evolução
O (MEC) vai oferecer 250.279 contratos de financiamento na edição do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Somente para medicina serão 1.917 vagas.

Na atual edição, 65,4% dos contratos serão oferecidos para alunos de cursos com conceitos 4 e 5 nas avaliações do MEC.

Além disso, três áreas consideradas prioritárias pelo MEC responderão por 63% dos contratos: as chamadas “engenharias” terão 34.557 vagas; “formação de professores”, 47.115; e saúde, 76.092. As demais áreas terão 92.515 vagas.

O MEC ainda destacou que 47% das vagas nos cursos superiores serão ofertadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto a Sudeste terá 41%.
Novas regras
Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero.

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, o critério será a maior nota na redação, seguida pelas maiores notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Além disso, é critério possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. Não pode participar do programa quem já tem um diploma de ensino superior.

Confira todas as mudanças no Fies:

TAXA DE JUROS
EM VIGOR: 6,5% ao ano
ANTES: Até outubro de 2006, era de 9%. Depois, até agosto de 2009, passou a ficar entre 3,5% e 6,5%. Desde março de 2010, os juros são de 3,4% ao ano.

TETO DA RENDA FAMILIAR
EM VIGOR: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.
ANTES: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.

ÁREAS PRIORITÁRIAS
EM VIGOR: As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias.
ANTES: Não havia definição de critério.

CURSOS COM NOTAS ALTAS TERÃO PRIORIDADE
EM VIGOR: Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
ANTES: MEC exigia avaliação positiva no Sinaes. No primeiro semestre, passou a adotar o critério e cursos com nota 4 ou 5 somaram 52% dos financiamentos.

PRIORIDADE PARA TRÊS REGIÕES DO BRASIL
EM VIGOR: Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).
ANTES: Não havia recorte de prioridade para regiões ou estados. E 60% dos contratos eram com estudantes de estados do Sul, do Sudeste ou do Distrito Federal.

NOTAS MÍNIMAS NO ENEM
EM VIGOR: Alunos precisam de 450 pontos na média do Enem e nota diferente de zero na redação.
ANTES: A mudança passou a valer para contratos firmados em 2015. Antes, só era preciso ter prestado o exame.

UNIVERSIDADES DARÃO DESCONTO EM MENSALIDADES
EM VIGOR: Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.
ANTES: Estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.

PRAZO PARA PAGAMENTO
EM VIGOR: Três vezes a duração do curso.
ANTES: Até 2010, era de duas vezes a duração.

CRITÉROS DE DESEMPATE
EM VIGOR: I – maior nota na redação; II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
ANTES: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.