fbpx

Por Marina Baldoni Amaral

fala parente#FalaParente é uma série de vídeos que busca mostrar a diversidade dos povos, organizações e opiniões dos cerca de 2 mil participantes da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, que se reúnem entre os dia 14 e 17 de dezembro, em Brasília, para dialogar, avaliar e propor definições e acompanhamentos de programas e políticas públicas para a área.

Em seu depoimento, o participante Kléber Karipuna diz que o evento “é um momento ímpar para o Estado brasileiro trazer uma real mudança na relação com os povos indígenas”, e aponta a demarcação de terras como política prioritária.

Depoimento de Samantha Juruna à série #FalaParente

Depoimento de Samantha Juruna à série #FalaParente

Samantha Juruna, representante do Povo Xavante, fala sobre a participação da juventude indígena no movimento indigenista, cuja luta ela classifica como um “processo sócio-educativo” que contribui para a manutenção cultural dos Povos

A participante Dayara Tukano fala sobre a dificuldade de se garantir direitos dos povos originários de acesso às políticas públicas fora dos territórios demarcados: “existe uma dificuldade de milhões de parentes que estão em retomadas, em periferias, no campo, tendo muita dificuldade de ter acesso à saúde, educação e a alguma política que lhes possa permitir celebrar sua cultura”. “Não existe índio aculturado”, afirma ela, “por sermos indígenas, temos direito a exercer, praticar e celebrar a nossa cultura”, defende.

Os depoimentos estão sendo tomados ao longo da Conferência. Acompanhe pelo canal do evento e na página do Facebook.

O evento é realizado pelo Ministério da Justiça e pela Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) com apoio da Flacso Brasil e da Organização dos Estados Iberamericanos (OEI).