fbpx

Prova aplicada no domingo teve ‘dificuldade média’, afirmaram candidatos.
Índice de abstenção este ano foi de 8,2%, informou a Comvest.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quarta-feira (25) uma nota de correção do gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2016. Diferentemente do que foi informado pela organização na terça-feira, a resposta correta para a questão abaixo é letra C, independente do tipo de prova do candidato.

Unicamp altera resposta de questão do vestibular 2016. (Foto: Reprodução/ Comvest)

Unicamp altera resposta de questão do vestibular 2016.
(Foto: Reprodução/ Comvest)

Prova Q e Z
Questão 4: C

Prova R e Y
Questão 73: C

Prova S e X
Questão 54: C

Prova T e W
Questão 29: C

Gabarito oficial
A Comvest divulgou, na terça-feira (24), o gabarito das questões da primeira fase da Unicamp. Veja aquias respostas. Na edição 2016, a organização da prova registrou abstenção de 8,2% durante aplicação do exame. No ano passado, o índice foi de 8%.

No total, 71.387 candidatos realizaram a primeira fase do exame, que teve 90 questões de múltipla escolha e foi aplicado em 25 cidades do estado de São Paulo e no Distrito Federal. A universidade possui 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.

Nível médio
Para professores dos cursinhos consultados pelo G1, a prova foi dentro do esperado e teve “dificuldade média”, mas exigiu atenção extrema dos candidatos, já que apresentava respostas muito parecidas nas questões. Além disso, cobrou do estudante conhecimento sobre os principais temas de cada disciplina.

Os professores ressaltaram também que diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova foi mais direta, com textos mais curtos, mas não teve uma preocupação em relacionar os assuntos com a realidade direta dos alunos.

Os candidatos também avaliaram o examecomo de “dificuldade média” e “padrão Unicamp”.

Para o estudante Gabriel Ferraz, de 17 anos, que prestou vestibular para administração, matemática foi a disciplina mais difícil. “Tava média a prova, só que mais fácil que o Enem. Exatas estava mais difícil, matemática tava pior”, explica.

2ª fase
A lista de aprovados para a 2ª fase será divulgada pela Unicamp no dia 14 de dezembro. A próxima etapa será realizada nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016. As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão feitas entre 25 e 28 de janeiro de 2016, em Campinas.

Para a segunda fase, serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase. O número máximo de convocados nos cursos cuja relação candidato/vaga seja menor do que 100 será limitado a seis vezes o número de vagas do curso.

Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja maior ou igual a 100, o limite máximo será de oito vezes o número de vagas do curso, entre candidatos de 1ª opção. Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja maior ou igual a 200, o limite máximo será de dez vezes o número de vagas. O número mínimo de convocados para a segunda fase em cada curso será de três vezes o número de vagas do curso.