fbpx

No Diário Oficial, Angelo Cister apareceu como exonerado mas universidade afirma que foi um erro
POR O GLOBO

faac

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) Fonte: Google.

RIO— O diretor da Faculdade de Administração de Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio Janeiro, Angelo Cister, acusado de agredir um aluno em sala de aula, foi afastado do cargo, segundo um boletim da instituição. Antes, seu nome havia sido publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União como exonerado. A UFRJ afirmou que a publicação continha um erro e que o funcionário, na realidade, permanece no quadro docente da instituição mas foi penalizado com um afastamento.

“O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso das atribuições legais, nos termos do artigo nº 147, da Lei nº 8112/90, e considerando o teor, segurança institucional e complexidade dos fatos em apuração ordinária, pela Autoridade Competente, em comissão constituída no Processo 23079.029712/2015-97, de 26 de maio de 2015, resolve: Afastar cautelarmente por 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Portaria, o servidor ANGELO MAIA CISTER, Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis”, afirma boletim da UFRJ.

Os estudantes também acusam Cister de agir com autoritarismo, ameaçar alunos e criminalizar o movimento estudantil.

Nesta segunda-feira, um vídeo foi divulgado nas redes sociais no qual um homem, que seria o diretor, arranca o celular da mão de um aluno que filmava um reunião do Departamento de Administração, no campus da Praia Vermelha, na Urca. De acordo com o estudante, depois de arremessar o celular no chão, Cister partiu para agressão física.

Após o ocorrido, o diretor suspendeu as aulas na faculdade por três dias consecutivos. A decisão gerou reação da reitoria da universidade que afirmou em nota ter recebido “com surpresa” a decisão de suspender as atividades. A reitoria acrescentou ainda que “ a medida extrapola as atribuições do dirigente da unidade e considera-a inadequada e extemporânea”.