fbpx

Categoria é contra a um projeto que modifica o repasse financeiro para a previdência

Do R7, com informações do Fala Brasil

Os manifestantes protestam contra a votação do PL 252/15 Gisele Pimenta/Frame/Estadão Conteúdo

Os manifestantes protestam contra a votação do PL 252/15
Gisele Pimenta/Frame/Estadão Conteúdo

Os professores da rede estadual e universitária do Paraná ainda permanecem na manhã desta terça-feira (28) em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Agentes penitenciários também estão no local. Os manifestantes protestam contra a votação do PL 252/15, que modifica as formas de repasse financeiro para a previdência social e será discutido e votado pelos deputados.

No local, o efetivo policial também é grande para fazer a segurança e impedir que os manifestantes impeçam os deputados de votar. Os professores prometem permanecer com barracas em frente a assembleia legislativa por tempo indeterminado.

A paralisação atinge cerca de 950 mil alunos da rede estadual. Após o fim da primeira greve dos professores da rede estadual neste ano, que também foi motivada por mudanças legislativas, o governo estadual apresentou à Assembleia o PL 252/15. A proposta prevê que o governo retire parte do pagamento de 33.000 servidores aposentados do fundo de financiamento, bancado pelo tesouro do Estado.

Com as mudanças, os aposentados passarão a receber por meio do fundo previdenciário, que é fomentado pela poupança dos servidores.

Para os manifestantes, as transformações são uma estratégia do governo estadual para poupar um gasto de R$ 150 milhões e, assim, não comprometer a folha de pagamento. Os deputados discutirão e votarão o projeto em três sessões.