fbpx

Moradores da Zona Sul andam quilômetros para ter acesso aos ônibus.
Prefeito se comprometeu a marcar reunião para discutir assunto.

Movimento social interrompe aula de Haddad para pedir linhas de ônibus (Foto: Divulgação/ Luta do Transporte do Extremo Sul)

Movimento social interrompe aula de Haddad para pedir linhas de ônibus (Foto: Divulgação/ Luta do Transporte do Extremo Sul)

Um grupo de integrantes da Luta do Transporte do Extremo Sul, movimento social formado por moradores de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, interrompeu uma aula do prefeito Fernando Haddad (PT) na manhã desta segunda-feira (27) para pedir transporte público para a região. O MPL (Movimento Passe Livre) apoia o protesto.
As aulas são ministradas para o curso de pós-graduação das Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, na Zona Oeste da capital, a cada 15 dias.
Segundo integrantes do movimento, cerca de 60 manifestantes invadiram a sala de aula por volta das 9h. A aula foi interrompida e o grupo explicou os motivos do protesto. O grupo quer que o prefeito se comprometa a criar urgentemente linhas de ônibus nos bairros Barragem, Marsilac, Bosque do Sol e Juza.
Atualmente, os moradores dessas regiões precisam percorrer quilômetros a pé diariamente para conseguir pegar um ônibus.
De acordo com os manifestantes, Haddad chegou a sair da sala de aula para conversar com o grupo, mas se recusou a assinar um documento para formalizar o cumprimento da promessa.
Ainda de acordo com os manifestantes, o prefeito se comprometeu a agendar uma reunião para o dia 16 ou 23 de maio da Subprefeitura de Parelheiros para discutir o assunto. Os secretários municipais de Transporte, Jilmar Tatto, e do Verde, Wanderley do Nascimento, também devem participar do encontro.
Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Histórico
Os moradores da região de Parelheiros reivindicam há anos acesso ao transporte público. Em 2014, chegaram a organizar uma “linha popular” por um dia e se acorrentar no saguão da Prefeitura como forma de protesto.
Segundo a Luta do Transporte do Extremo Sul, algumas das linhas já foram até aprovadas pela SPTrans , mas não receberam autorização pela Secretaria do Verde.

Linhas reivindicadas
Pq. Oriente (via Est. do Juza e Bosque do Sol) – Terminal Varginha
Circular Barragem (Jd. Paulista – Cid. Luz – Jd. Sto. Antônio)
Barragem – Curucutu (via Jd. Vera Cruz)
Mambu/Paiol (via Ponte Seca) – Terminal Parelheiros
Est. da Reserva (via Ponte Alta) – Embura