fbpx

Um estudante de 25 anos que participava do vestibular para Medicina neste domingo (28) emPetrópolis, na Região Serrana do Rio, foi pego com um ponto eletrônico durante a seleção para a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). De acordo com a polícia, o rapaz, que é deTaubaté, em São Paulo, foi descoberto por uma fiscal, que ouviu um barulho estranho na sala onde a prova era aplicada e comunicou à coordenadora da Fundação Cesgranrio, responsável pela realização do vestibular. Ao perceberem que o som vinha do rapaz, elas abordaram o estudante, que acabou confessando que estava com o ponto, tirou o aparelho do ouvido e o entregou à coordenadora.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e encaminhou o estudante com os responsáveis pelo vestibular para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. O estudante contou que ao comprar uma caneta de um homem desconhecido na porta da faculdade, o mesmo teria oferecido o ponto eletrônico e que após três horas de prova ele receberia as respostas das questões discurssivas através do ponto. Segundo informações, a outra pessoa que estava com o ponto também não estava com o gabarito, mas passaria, especificamente, as respostas de questões de duas matérias.

Ainda segundo a polícia, o estudante contou que pagaria R$ 5 mil posteriormente se fosse aprovado, e a pessoa que estava com o outro ponto teria ficado com seu documento de identidade e número de celular para fazer o contato quando saísse o resultado. Logo que foi descoberto, o candidato foi imediatamente eliminado do  concurso. Foi feita a apreensão do aparelho e o caso foi registrado na delegacia para ser apurado.

A equipe do G1 tentou contato com a Fundação Cesgranrio, mas somente a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) se pronunciou, através da assessoria de imprensa. Em nota, a instituição informou que realiza seus vestibulares de Medicina há mais de 30 anos pela Fundação Cesgranrio, tendo como critério a transparência, e destacou que o mesmo é um dos mais concorridos do país, por sua tradição e excelentes avaliações conquistadas. O vestibular aplicado atraiu candidatos de todo o Brasil, principalmente dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. A instituição informou, também, que os candidatos são revistados com detector de metal antes de entrarem na sala e ao entrarem e saírem do banheiro.

A faculdade observou que as medidas adotadas para a segurança do processo se mostraram eficazes, pois possibilitaram a identificação do candidato que tentava fraudar o vestibular com o auxílio de um ponto eletrônico. Ela confirmou que o mesmo foi desclassificado e encaminhado para a 105ª Delegacia de Polícia para inquérito policial, que uma vez conluído, será encaminhado para a Justiça.

Questionada sobre a investigação de outros envolvidos, a instituição informou que caberá à polícia realizar o levantamento de outras pessoas na tentativa de fraude e ressaltou que continuará colaborando com a polícia, como tem feito todos esses anos.