fbpx

De acordo com acordo com o mais recente ranking da organização Quacquarelli Symonds (QS), a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp estão entre as dez melhores instituições de ensino superior dos BRICS  – bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para a elaboração do ranking, foram consideradas 200 universidades do bloco. A USP aparece em 7º lugar no ranking e a Unicamp, em 9º, aparece empatada, nessa posição, com a Universidade da Cidade do Cabo, da África do Sul.

A terceira instituição brasileira mais bem colocada é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 21ª colocação.

No ranking dos BRICS de 2013, a USP aparecia em 8º lugar, a Unicamp aparecia, em 10° e, a título de comparação, a instituição sul-africana, em 11º.

As universidades chinesas dominam o ranking QS-BRICS: seis das dez mais bem colocadas são do País asiático, sendo a primeira colocada a Universidade Tsinghua, localizada em Pequim.

Com USP e Unicamp, o Brasil é o seguindo País com mais representantes no topo do ranking, seguido por Rússia e África do Sul, com uma universidade cada.