fbpx

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) suspendeu a contratação de candidatos aprovados em concursos públicos para professor e técnico-administrativo em razão da crise econômica que a instituição atravessa. Segundo comunicado da reitora em exercício Marilza Vieira Cunha Rudge, divulgado nesta quinta-feira (29), “estão temporariamente suspensas, exceto para os cursos novos, todas as autorizações para realização de concurso público, bem como a convocação dos candidatos aprovados”.

A medida afeta 390 profissionais aprovados em concursos: são 146 de docentes, 202 de servidores técnico-administrativos e 42 pesquisadores.

A Unesp avalia que “o momento orçamentário-financeiro da universidade evidencia que o comprometimento de recursos destinados ao pagamento da massa salarial dos docentes e servidores técnico-administrativos é a principal causa da crise econômica que passa a nossa universidade”. A folha de pagamento corresponde a 95,42% do orçamento da Unesp.

Para os concursos em andamento, haverá cancelamento e devolução da taxa de inscrição dos processos seletivos que estão com inscrições abertas. Para os que já têm provas agendadas, serão mantidas as provas já publicadas. Os concursos em fase de homologação terão suspensas as vagas não efetivadas. E os concursos homologados terão suspensas as convocações de candidatos. Essas medidas não se aplicam às contratações para os cursos novos.

As universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) passam por uma séria crise financeira e de comprometimento do seu orçamento. A USP também suspendeu a contratação de novos professores e servidores, assim como o aumento de salários. Docentes e técnicos destas três universidades iniciaram uma greve na segunda-feira (26).