fbpx

Os alunos da Universidade Gama Filho que entregaram e foram aprovados no TCC (trabalho de conclusão de curso) terão direito ao diploma da instituição. A universidade foi descredenciada pelo MEC (Ministério da Educação) neste mês e os formandos temiam a transferência para outras instituições para conseguir o certificado.

A informação foi dada por representantes do MEC a alunos da Gama Filho durante uma reunião realizada ontem (27) em Brasília. Segundo o ministério, a definição se estende para estudantes da UniverCidade, instituição que também é gerida pela Galileo Educacional e foi descredenciada pelo MEC com a Gama Filho.

Os formandos temiam que a transferência para outras instituições atrasasse ainda mais a formatura. “Hoje estou no oitavo período, mas, dependendo da equivalência de grade curricular, posso voltar para o quarto ou quinto e me atrasar ainda mais”, diz Bruno Amaral, que já entregou – e teve corrigido – o TCC e restam apenas duas disciplinas para se graduar.

Thiago Valentim Gama, 23, completou o curso de direito no fim do ano passado, mas ainda está aguardando a publicação das últimas notas no sistema da Gama Filho. Sem a relação, ele não consegue pedir o certificado de conclusão de curso, o histórico escolar e o diploma. “Já passei na OAB, mas estou impossibilitado de exercer a profissão”, diz.

Segundo a Galileo, os pedidos de documentação devem ser feitos pelos seguintes e-mails: contatoeletronico@univercidade.br (UniverCidade) e reitoria@ugf.br (Universidade Gama Filho).

De acordo com o MEC, a legislação não estabelece um prazo para que os diplomas sejam emitidos.

Justiça

Ontem (27), a Galileo foi multada em R$ 10 mil por dia pela Justiça do Rio de Janeiropor não atender de forma adequada nem entregar a documentação necessária para a transferência de alunos das duas instituições que foram descredenciadas pelo MEC.

“Observa-se, ainda, que muitos consumidores também estão precisando da documentação para comprovação em estágios profissionais, sem êxito, e precisam comprovar sua situação acadêmica para continuar exercendo sua atividade profissional”, disse o juiz.

Transferência

A chamada pública para adesão ao processo de transferência assistida dos alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade foi publicada no último dia 23 em edição extra do Diário Oficial da União.

As instituições de ensino superior interessadas em participar da transferência assistida têm até o dia 13 de fevereiro para entregar suas propostas ao MEC para receber alunos da UniverCidade e da Gama Filho. As propostas serão analisadas, classificadas e julgadas.