fbpx

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) homenageou nesta quarta-feira (20) o dia da Consciência Negra, mas lamentou que o Mapa da Violência 2013 revele aumento no número de assassinatos de jovens negros. E o pior, acrescentou, é que essas mortes foram provocadas, quase sempre, por agentes de Estado e por grupos de extermínio.

Rollemberg também citou estudos segundo os quais crianças negras nascem com peso inferior ao de crianças brancas, e que os negros enfrentam mais dificuldade na escola, o que acaba causando abandono das salas de aula.

Apesar desses indicadores, porém, o senador constatou que houve conquistas para a população negra nos últimos anos, como a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a instauração da política de cotas para ingresso em universidades públicas.

“O estatuto busca efetivar a igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étinicos, individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Tivemos também um momento importante protagonizado pelo Supremo Tribunal Federal, quando aprovou a constitucionalidade das cotas raciais nas univerisdades”, disse o senador.