fbpx

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira, 26, que a formação técnica é o caminho para manter a competitividade e a produtividade do país. A referência do ministro foi aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele participou da abertura de hoje do quarto evento do Pronatec-Bolsa Formação que ocorre em Brasília. O encontro começou nesta segunda-feira, 25, e se estenderá até a quarta, 27.

 

Mercadante lembrou o caráter estratégico do programa, por formar mão de obra qualificada, gerando emprego e renda, e destacou que o investimento de R$ 14 bilhões no programa serve para “recuperar o atraso histórico na educação brasileira”. Ele ressaltou, ainda, que “neste governo, o social é o eixo estruturante do desenvolvimento econômico”.

 

Segundo dados do Ministério da Educação, o Pronatec alcançou 5,4 milhões de matrículas entre 2011 e 2013. A meta é chegar a 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de formação inicial continuada até o final de 2014.

 

O encontro, que serve para planejar a oferta de vagas e cursos do programa, reúne os três segmentos responsáveis pelo andamento do Pronatec. O primeiro segmento informa o tipo de profissional que o mercado precisa; o segundo apresenta quantas vagas serão abertas nas diferentes modalidades de formação técnica e de educação inicial e continuada, e o terceiro é o governo federal, que coordena as ações do programa no país.

 

O evento conta com cerca de 500 pessoas, que representam entidades, instituições, governo federal e estaduais e parceiros do programa.