fbpx

As instituições particulares de ensino superior, onde estudam 73% dos universitários do país, foram responsáveis por 91,7% das piores notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgadas nesta segunda-feira (08) pelo Ministério da Educação (MEC). De 1.887 conceitos 1 e 2, os considerados insatisfatórios pelo ministério, 1.731 foram obtidos por cursos privados. As públicas ficaram com 156 conceitos insuficientes. O Enade avaliou estudantes de 6.306 cursos, dos quais 149 no Estado do Rio. Ao todo, fizeram a prova 536 mil formandos em 17 áreas do conhecimento.

O resultado do exame por si só, porém, não basta para que o MEC tome providências em relação a essas faculdades. Elas só sofrerão sanções, como suspensão de vestibulares, se forem reprovadas no chamado Conceito Preliminar de Cursos (CPC), no qual a nota do Enade tem peso de 55%.

O CPC, que considera também a infraestrutura das faculdades e o corpo docente, será divulgado em novembro. Nesse caso, cursos que tiraram conceito 1 ou 2 serão considerados reprovados pelo MEC. No Enade, porém, o ministério classifica as notas 1 e 2 como insuficientes.

O integrante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Paulo Cardim, atacou o governo, criticando o uso do Enade como instrumento de avaliação, já que as notas individuais dos estudantes não são divulgadas. Para Cardim, os alunos não têm motivação na hora de fazer a prova. Ele criticou o sistema de avaliação do ensino superior, afirmando que o CPC não tem amparo legal e serve para o ministério executar uma tarefa para a qual não tem fôlego, que seria enviar comissões de avaliação in loco para avaliar todas as instituições de ensino do país.

— Governo nenhum, do PT nem do PSDB, prioriza a Educação. É na base da improvisação. O Enade e o Provão têm 18 anos e há 18 anos o setor de ensino superior particular pede que a lei seja cumprida — disse Cardim.

Na outra ponta da tabela, as faculdades particulares também são maioria entre as que tiraram nota máxima. Dos 339 cursos com conceito 5, 191 (56%) são privadas e 148 (44%), públicas. As 17 áreas avaliadas pelo Enade em 2012 foram: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado-Executivo, além de Tecnologia em gestão de recursos humanos, Tecnologia em gestão financeira, entre outros.

No geral, quase um em cada três cursos de graduação que participaram do no ano passado recebeu conceito 1 ou 2, o que equivale à reprovação, na escala que vai até 5.

O Enade foi criado em 2004 para substituir o antigo Provão. O exame sofreu modificações e atualmente é feito pelos estudantes que estão concluindo o curso de graduação. A nota de cada curso corresponde à média dos alunos. Pela metodologia adotada pelo MEC, sempre haverá cursos com notas de 1 a 5 no Enade, já que as notas são atribuídas mediante comparação do desempenho dos alunos que acertam mais e menos questões no teste.

Rio tem 11 cursos de públicas reprovados

Onze graduações de prestigiadas universidades públicas do Estado do Rio tiveram conceitos 1 e 2, equivalentes à reprovação, na edição de 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre estes, cursos de instituições como UFRJ, UFF, Uerj e UFRRJ. Além disso, um total de 129 graduações privadas também tiveram conceitos insatisfatórios na prova, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educaçaõ (MEC).

O caso mais grave entre os cursos públicos é o de Psicologia da UFF, em Niterói. A graduação já havia obtido conceito 1 no Enade de 2009 e, em 2012, ficou com a mesma nota. A Faculdade de Jornalismo da UFF também é reincidente, teve conceito 2, mas apresentou uma melhora em relação a 2009, quando havia obtido nota 1. Como medidas punitivas para reincidentes, o MEC pode determinar a suspensão do vestibular e até o descredenciamento do curso.

As outras graduações reprovadas em 2012, todas com conceito 2 (a escala vai de 1 a 5), foram: Ciências Econômicas de Uerj, UFRJ e UFRRJ (campi de Seropédica e de Três Rios), Psicologia da UFF de Rio das Ostras, Jornalismo da Uerj e Ciências Contábeis da UFF de Miracema e de Niterói, além de Publicidade e Propaganda, também da UFF.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/instituicoes-particulares-sao-917-das-reprovadas-no-enade-10290017#ixzz2h9irSQpA 
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.