fbpx

Ministro da Educação avalia que Brasil está próximo da universalização do exame no Ensino Médio

O MEC (Ministério da Educação) informou, nesta terça-feira (28), que 7,8 milhões de pessoas fizeram a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o fim do prazo, que expirou nesta segunda-feira (27).

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, o número representa um crescimento de 26% em relação às inscrições do ano passado.

Para Mercadante, o aumento da demanda demonstra a confiança do brasileiro no Enem como uma forma de ter acesso ao ensino superior.

—  É um crescimento muito grande, muito forte, o que mostra o tamanho da vontade do povo brasileiro de estudar, de crescer e de éter mais oportunidade na vida através da educação.

egundo Aloizio Mercadante, o fato da economia brasileira está próxima do pleno emprego dá mais opções para as pessoas no mercado de trabalho e existe uma demanda por educação. Para ele, esse é uma das explicações para o crescimento no número de inscrições.

 

Falhas

O ministro também informou que os problemas registrados no último de inscrições foram pontuais e que, mesmo com alguns transtornos, a média foi de 3.000 registros de inscrição por minuto, no último dia do prazo.

Alguns estudantes entraram no site e encontraram o aviso errado de que as inscrições estavam encerradas. Mas, Mercadante garante que a falha não prejudicou os procedimentos.

— Foi um problema localizado em um sistema de acesso que foi rapidamente isolado. Não teve nenhuma influência no procedimento de inscrição […]. Nós registramos 1,7 milhões inscritos no último dia, é praticamente o dobre de qualquer outro dia.

Além disso, o ministro confirmou que houve ataque de hackers, um de pequeno e um de grande parte, mas que não prejudicou a evolução das inscrições.

O MEC encaminhou as informações para a PF (Polícia Federal) investigar a origem dos ataques.. 

Universalização 

O ministro da Educação também comemorou o fato de quase a totalidade dos estudantes concluintes do ensino médio terem feito a inscrição no Enem. 

Segundo Mercadante, dos 2,2 milhões de estudantes matriculados no último ano do ensino médio, 1,6 milhão fizeram a inscrição no Enem. 

—  Praticamente todos os concluintes estão hoje fazendo o Enem, esperando uma oportunidade através do Enem. 

Apesar do número de matriculados no Ensino Médio ultrapassar os 2 milhões de alunos, a média histórica de aprovação é de 80%, ou seja, 1,8 milhão de estudantes são aprovados.