fbpx

Campanha é internacional e existe desde 1991.Tema será, novamente, “Paz no lar a paz no mundo”. Veja o cronograma de atividades pré-definidas, que podem ser alteradas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

De acordo com o relatório Mapa da Violência 2012, os homicídios de mulheres geralmente acontecem na esfera doméstica. Em 68,8% dos atendimentos a mulheres vítimas de violência, a agressão aconteceu na residência da vítima.

Por estes e outros motivos, Novo Hamburgo também fará parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher em 2012, com o tema “Paz no lar a paz no mundo”, o mesmo do ano passado. A campanha é internacional e existe desde 1991.

A segunda reunião para definição do cronograma para as atividades foi realizada na segunda-feira, dia 29. Na reunião, algumas datas e atividades já foram pré-definidas, sendo que algumas delas poderão sofrer alterações. Confira abaixo.

Dia 20 de novembro

Lançamento da campanha dos 16 dias de ativismo, juntamente com alguma atividade da Semana da Consciência Negra.

Dia 24 de novembro

Atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Canudos 2), Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Jorge e Redentora. Entre elas, uma esquete teatral sobre conflitos e atendimentos à mulher. As ações desse dia serão realizadas na Praça Centenário, no bairro Canudos, das 09 às 12 horas.

Dia 1º de dezembro

Todos juntos contra a AIDS. A ação será em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS e objetiva orientar as pessoas como se prevenir contra a AIDS e as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs).

Dia 04 de dezembro

Plenária com as mulheres vítimas de violência e usuárias do Viva Mulher – Centro de Referência no Atendimento à Mulher. O objetivo é verificar como foi e está sendo o atendimento às mulheres vítimas de violência. O evento acontece na sede da Universidade Aberta do Brasil de Novo Hamburgo – UAB/NH), das 13h30min às 16h30min.

Dia 05 de dezembro

Panfletagem regional. Essa panfletagem começa no dia 28 de novembro em Canoas e segue passando por todas as cidades da linha do trem até chegar em Novo Hamburgo no dia 5. Na ação serão distribuídos materiais informativos sobre os 16 dias de Ativismo. A ação acontecerá durante todo o dia.

Dia 08 de dezembro

Atividade do Laço Branco. A campanha é uma mobilização que objetiva sensibilizar, envolver e mobilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher.